Identificando os interesses das crianças do DEI/CEPAE/UFG
Disciplina:
Seminário Intermidiático: música, artes cênicas, artes visuais e outras linguagens.
Como identificar in loco
o que as crianças de 3 a 4 anos do agrupamento Tatu-Bolinha
do DEI/CEPAE/UFG
estão consumindo digitalmente?
A minha primeira atividade com as crianças do agrupamento Tatu-Bolinha se relacionará com a identificação dos interesses digitais das crianças, principalmente no que se relacionam aos conteúdos que estão sendo consumidos no que concerne às questões de gênero:
As crianças do grupo mais consomem jogos online, ou desenhos animados?
Será que a Galinha Pintadinha é o conteúdo mais consumido pelo grupo?
Por que tipos de jogo as crianças são mais atraídas?
Será que estão conscientes das separações de conteúdos de acordo com o gênero?
Para compreender melhor as questões assinaladas, o primeiro laboratório realizado com o grupo Tatu-Bolinha fará a seguinte experiência, separada em três momentos de acordo com a rotina pré-estabelecida no agrupamento:
1. Rodinha de conversa:
Questionar na roda de conversa do início do turno se as crianças utilizam algum aparelho eletrônico nos momentos livres, tais quais: computador, celular, televisão, tablet, videogame, etc.
Perguntar que tipos de conteúdos acessam nestes aparelhos.
2. Atividade:
Uma a uma as crianças do agrupamento serão convidadas a adentrar em uma sala onde haverá dois computadores, inicialmente fechados. Perguntarei a cada criança individualmente (para que a opinião das(os) colegas não interfira na resposta de cada um) o que elas gostam de fazer no computador, e se preferem jogar ou assistir algo. Em seguida abrirem os dois computadores: em um deles estará um jogo de vestir, e no outro um jogo educativo de operacionalizar o computador. As crianças serão convidadas a escolher um dos jogos apresentados.
Será que as crianças escolherão os jogos de acordo com as divisões de gênero propostas nos sites?
3. Roda de avaliação: Conversar com as crianças sobre suas escolhas, problematizando no agrupamento as razões para que tenham sido feiras.